Cervejaria

Atualmente a cerveja é uma das bebidas mais consumidas pelo mundo. Fontes indicam sua existência há mais de 2 mil anos antes de Cristo sendo produzida por povos da Mesopotâmia e Egito. Existe inclusive uma história não confirmada, de que durante a fermentação dos pães a massa entrou em contato com a água produzindo uma espécie de caldo com sabor agradável e um pouco de álcool produzido pela fermentação da massa. Relatos indicam também que durante essa época, na região do Egito a cerveja era utilizada como uma opção mais barata do que o vinho, bebida consumida pelos membros mais abastados da sociedade.

Desde então, a cervejaria ganhou o mundo, muitas sociedades consomem a cerveja durante suas celebrações e até mesmo durante refeições e momentos de relaxamento no cotidiano. Fora as festas dedicadas à como a mundialmente famosa festa alemã Oktoberfest.

A produção da cerveja demanda diversas etapas que basicamente envolve a fervura da água com os grãos, adição de lúpulo que promove o aroma e o amargor da bebida e leveduras, microrganismos que vão se alimentar do açúcar da bebida e promover a fermentação. Por conta de todas as etapas envolvidas no processo, principalmente a fermentação, a cerveja pode levar dias ou até mesmo semanas para chegar na cervejaria ou mercado.

Basicamente, a cerveja leva em sua composição água, malte e lúpulo. Porém a cervejaria em larga escala adiciona elementos para diminuir os custos como milho, um grão mais barato e aumentar o prazo de validade do produto com conservantes e o processo de pasteurização que basicamente aquece e depois resfria o produto na cervejaria para aumentar a durabilidade. Lembrando que a cervejaria não realiza o mesmo processo no chopp, que geralmente vai exigir mais cuidados com a conservação e ainda assim, possuir um prazo de validade menor que o da cerveja.

Apesar de consumida no mundo todo, as características da cervejaria podem variar de acordo com a região. Por exemplo, a cervejaria nacional produz bebidas mais leves por conta do clima tropical do país, enquanto países mais frios produzem cervejas mais encorpadas e com maior teor alcoólico, além de não consumir a bebida tão gelada quanto consumimos a cerveja no Brasil, principalmente as que não são produzidas apenas com malte e lúpulo.

cervejaria.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: