A origem da Barbearia

O trabalho do barbeiro já é muito antigo, indícios apontam que a atividade da barbearia começou a ser desenvolvia já na Grécia Antiga e se tornou mais profissional em meados do século XVII. O barbeiro dessa época além de fazer a barba e cortar o cabelo de seus clientes, realizava trabalhos como curandeiro receitando chás e remédios da época para curar doenças e até mesmo extraindo dentes cariados visto que o profissional dentista como conhecemos hoje ainda não existia. Com o desenvolvimento da medicina e odontologia profissionais especializados tomaram frente dessas atividades enquanto o barbeiro se especializou nas atividades da estética e cuidados masculinos.

Hoje em dia o hábito de ir à barbearia é algo comum e passado de pai para filho desde de muito cedo. Há alguns anos, a maioria das barbearias eram espaços ocupados por profissionais experientes e clientes aposentados que iam ao local não só para fazer a barba e cortar o cabelo, mas para também fazer hora e falar de futebol, um espaço simples e democrático. Porém, há algum tempo o mercado das barbearias foi revolucionado. A barbearia mais popular da região tem decoração exclusiva, atendimento personalizado, produtos das melhores marcas, profissionais modernos e estilosos, prontos para cuidar do seu visual com o que há de mais novo no segmento de estética para homens.

Além disso, o hábito de manter barba e bigode grandes e fazer cortes de cabelo mais elaborados ampliou o mercado para essas barbearias que unem tendências e modernidade com o charme do estilo vintage. Sem contar que diversos serviços foram incorporados ao ambiente da barbearia que podem ser considerados verdadeiros centros de estética. Na barbearia é possível encontrar serviços de manicure, podologia, depilação para homens, massagem, tatuagem e até mesmo alimentação em locais que servem refeições, petiscos e cervejas.

Essa variedade de serviços e atrativos relacionados à barbearia faz com que o cliente frequente o local por mais vezes e permaneça por horas no local enquanto aprecia uma cerveja artesanal ou realiza procedimentos estéticos até pouco incomuns entre o público masculino.

Com a expansão do mercado de barbearias os fabricantes de cosméticos também foram na onda e atualmente é possível encontrar shampoos especiais para barba, cremes pós barba e utensílios para o cuidado com a aparência.

barbearia.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: