Conheça mais sobre a Decoração

Por ser um conceito tão comum no dia a dia, muitas pessoas sentem a impressão de que sabem o que é decoração ou até mesmo podem fazer o trabalho de um profissional especializado em decoração.

Na realidade, a decoração basicamente é o ato de planejar e executar a disposição de itens funcionais e decorativos em um ambiente, doméstico ou comercial.

Estima-se que desde a época dos homens primitivos havia um desejo por tornar sua morada em um ambiente aconchegante e confortável. A decoração como conhecemos hoje teve grande avanço por conta da revolução industrial na Europa, a partir de então itens como móveis, tapetes e utensílios domésticos passaram a ser produzidos em larga escala, possibilitando compor ambientes com aparência harmônica, combinando cores e elementos.

O profissional desse ramo pode ser conhecido como decorador ou designer de interiores. Para atuar nesse ramo o profissional precisa ter um bom senso estético além de manter-se atualizado sobre tendências artísticas e arquitetônicas para compor seu repertório. Além disso, existem diversos níveis de cursos focados em decoração e design de interiores com nível técnico, superior, livre ou pós-graduação.

Os profissionais da decoração podem atuar como consultores diretos de seus clientes para projetos residenciais e corporativos; prestar consultoria para lojas de móveis e decoração, trabalhar em empresas de arquitetura e decoração, produção e cenografia de ambientes para produções artísticas e eventos, planejamento de lojas e ponto de venda de forma paralela aos profissionais de marketing, entre outros nichos do mercado de decoração.

Outra forma dos profissionais de decoração se manterem atualizados sobre o mercado são as diversas revistas e sites especializados em decoração e eventos onde clientes e profissionais podem conhecer as tendências e fazer contatos comerciais.

Durante o processo criativo o profissional da decoração busca de acordo com os desejos e necessidade do cliente, compro um ambiente equilibrado utilizando técnicas muitas vezes sutis e que passam desperecidos aos olhos menos atentos, mas que fazem toda diferença no visual de escritórios, lojas, e ambientes domésticos.  Para isso, o decorador se preocupa com os mínimos detalhes como cores das paredes, tecidos de cortinas e tapetes e qual mensagem esse ambiente precisa passar. O objetivo pode ser criar um ambiente lúdico e colorido como um quarto de criança, leve e aconchegante como uma sala de estar ou sóbrio e elegante como um escritório.

design

Deixe um comentário